terça-feira, 24 de maio de 2011

Matéria de Mariana Torres estudante da Unesp Bauru sobre MARIAS!


18/05/2011

Poema de Brecht é inspiração para espetáculo “Marias”

Peça encenada pelo grupo “Coletivo Estalo” também oferece música e dança para o público
Cena da peça “Marias”, encenada no último sábado na Casa Ponce Paz em Bauru (Créditos: Mariana Torres)
Cena da peça “Marias”, encenada no último sábado na Casa Ponce Paz em Bauru (Créditos: Mariana Torres)
tamanho
da letra
A-A+
Mariana Torres 
Nesse último sábado, a Casa Ponce Paz em Bauru recebeu o espetáculo “Marias”. A peça é interpretada pelo “Coletivo Estalo”, grupo de teatro da cidade de Piracicaba e veio para Bauru como parte do projeto “Interior Paulista”, uma parceria entre o circuito de teatro da USP (TUSP) e a Secretaria de Cultura de Bauru.
A peça é inspirada no poema “A Infanticida Marie Farrar”, do dramaturgo alemão Bertold Brecht e foi escrita, interpretada e dirigida pelas atrizes Gabriela Elias e Marina Henrique.
De acordo com Marina Henrique, o Coletivo Estalo, que ganhou premiações no 4º Festival de Teatro de Piracicaba, tem esse nome por ser constituído de profissionais de diversas vertentes da arte, como fotografia, artes plásticas, design, teatro, cinema e música. Ele surgiu em 2009 com a estréia de “Marias”.
O espetáculo gira em torno de uma interação expressiva com o público, mais intensa do que a que normalmente acontece. A platéia participa na medida em que as pessoas ali sentadas são, na verdade, os viajantes aos quais as duas Marias estavam esperando para abrigar em sua casa, ocorrendo assim diálogos entre eles e as atrizes.
“O teatro só acontece em contato com o público, antes ele é literatura, já dizia o pensador Anatol Rosenfeld. Se a gente se apresentar aqui amanhã, o texto é o mesmo e a marcação é muito semelhante, mas o espetáculo será outro, porque é essa magia que só acontece no momento presente”, explica Marina sobre a peça que lotou a Casa Ponce Paz a ponto de quase não caber mais gente.
Regada de música, dança e uma interpretação de muita qualidade, “Marias” mostra a história de duas personagens que na verdade são muitas facetas de uma só personalidade.
No dia seguinte ocorreu uma oficina teatral em que as atrizes falaram de forma mais detalhada sobre o processo de montagem da peça, sobre a criação das cenas e sobre o poema que deu origem à peça.

Nenhum comentário:

Postar um comentário